O que fabricamos

Fabricamos fibras têxteis recuperadas

Na Alcocertex damos valor aos desperdícios têxteis de outras empresas e convertemo-los em fibras têxteis recuperadas, mediante um processo mecânico de esfarrapamento. Deste modo, damos uma segunda vida aos resíduos têxteis e ajudamos a reduzir os resíduos sólidos nas lixeiras. 

Os produtos que obtemos são fibras que se podem usar com as máximas garantias para a fiação de open à fiação de carda, fabricantes de feltros, insonorizadores e geotêxteis.

Na Alcocertex transformamos anualmente 22 000 toneladas de desperdícios têxteis, convertendo-os em fibras têxteis regeneradas de alta qualidade, disponíveis na maior gama de cores do mercado.

Como o fazemos ->

Receção de matérias-primas

Cada bala de matéria-prima é inspecionada na receção para nos asseguramos de que cumpre os requisitos de qualidade exigidos aos nossos fornecedores.

Preparação do esfarrapamento

Procede-se à abertura e inspeção das balas e rejeitam-se as que não são aptas. Deste modo, asseguramos os mais altos padrões de qualidade.

Corte e ensimagem

A matéria-prima é cortada com o tamanho adequado para o produto a fabricar. Durante este processo, os detetores de metais impedem que haja qualquer resíduo metálico no produto final.

Mistura

A matéria-prima cortada é armazenada nos quartos de mistura, o que nos permite obter uma homogeneidade na cor e composição de todos os nossos produtos.

Esfarrapamento

A base do nosso processo produtivo é o esfarrapamento destas matérias-primas têxteis, obtendo fibras têxteis recuperadas. Todas as nossas máquinas contam com um sistema de aspiração que elimina a presença de pó no produto final.

Prensagem e armazenamento

Terminados o processo com a prensagem e embalagem das fibras. Todas as balas estão totalmente identificadas, assegurando a completa rastreabilidade do nosso produto. Dependendo do tipo de fibra, o peso das nossas balas oscila entre 330 e 370 Kg.

Para quem fabricamos

Trabalhamos com uma vasta gama de materiais e composições que, somados ao nosso know-how, nos capacitam para responder às necessidades de:

  1. Fiação de open end
  2. Fabricantes de não tecidos para geotêxteis
  3. Fabricantes de feltros insonorizadores para isolantes ou automóveis
  4. Fabricantes de feltros para colchões, mediante processos de puncionagem ou termomoldagem

As nossas cinco linhas de produção permitem-nos tratar uma importante quantidade de desperdícios têxteis. Além disso, dispomos de pessoal formado e comprometido que, apoiado pela tecnologia de que dispomos nas nossas instalações, nos permite oferecer produtos de máxima qualidade com a flexibilidade necessária para poder atender as especificações dos nossos clientes.

Como o podemos ajudar?

Comprometidos com o meio ambiente

Na Alcocertex estamos completamente comprometidos com o meio ambiente, centrando a nossa atividade em dar valor às matérias-primas que recuperamos e que voltam a formar parte da cadeia produtiva.

Contribuímos para a sustentabilidade, porque a nossa atividade:

  • Diminui a poluição e o consumo de energia.
  • Utiliza menos combustíveis fósseis.
  • Não utiliza tintas no processo de produção.
  • Reduz o volume de resíduos sólidos nas lixeiras.
  • Poupa matéria-prima virgem, pelo que ajudamos a reduzir a utilização de adubos, pesticidas e água