De onde vimos

A nossa empresa nasceu em 1963 como uma cooperativa de trabalho, tendo sido em 1989 que quatro sócios da mesma tomaram a iniciativa de a converter numa sociedade limitada sob o nome de Alcocertex.

Situados em Alcocer, uma pequena localidade das montanhas de Alicante, encontramo-nos a 1 hora e 30 minutos do Porto de Valência, principal ponto de entrada de matérias-primas e saída para os mercados exteriores.

Atualmente contamos com umas instalações que abarcam 30 000 m2, dos quais 12 000 m2 correspondem a instalações produtivas e a armazéns.

O esforço, a perseverança e a alegria impulsionaram-nos para uma grande visão de futuro, ampliando as nossas instalações e modernizando os nossos equipamentos produtivos.


Tudo isto levou a que, na atualidade, contemos com cinco linhas de esfarrapamento, que nos permitem fabricar 22 000 toneladas de esfarrapado de fibras ao ano.

  • Ano 1963

    Início da empresa como cooperativa

  • Ano 1989

    Transformação a S.A.L. e denominação atual.

  • Ano 2001

    Transformação em S.L. e investimento em maquinaria e instalações para aumentar a capacidade produtiva e ampliar a gama de produtos.

  • Ano 2010

    Implementação de um software de gestão empresarial (ERP), que facilita a gestão e permite a rastreabilidade dos nossos produtos.

  • Ano 2015

    Certificamos o nosso sistema de qualidade segundo a norma ISO 9001: 2015

  • Ano 2018

    Renovamos o nosso sistema de qualidade segundo a norma ISO 9001:2015 e obtemos para os nossos produtos o Certificado GRS (Global Recycled Standard).

Missão da Alcocertex

Na Alcocertex temos como missão fabricar todos os nossos produtos de maneira eficiente e eficaz, abarcando as necessidades dos nossos clientes com produtos e serviços nos quais prime a qualidade, tendo-os à sua disposição quando necessitem. A nossa filosofia de trabalho:
  1. Com toda a cor
    Na Alcocertex oferecemos-lhe a maior gama de cores do mercado no que se refere a fibras têxteis regeneradas, todas elas de grande qualidade.
  2. Alto compromisso com o meio ambiente
    A Alcocertex baseia a sua atividade na valorização de resíduos têxteis. Deste modo, damos-lhes uma segunda vida através do nosso processo produtivo e evitamos que terminem nas lixeiras.
  3. Grande agilidade de resposta
    A capacidade dos nossos armazéns permite-nos ter um stock contínuo, agilizando exponencialmente o tempo de entrega.
  4. Qualidade assegurada
    Todas as matérias-primas que recebemos cumprem padrões muito exigentes: devem ser novas, limpas e estar classificadas por composição e cor. Asseguram a excelência no nosso produto final a rastreabilidade exaustiva das matérias-primas que recebemos, em conjunto com o cuidado e dedicação implícitos nos posteriores processos de tratamentos das mesmas.

Visão da Alcocertex

A curto prazo, a nossa meta é ser o referente de qualidade e serviço na fabricação de fibras têxteis regeneradas. Procuramos contribuir positivamente para a sociedade mediante a valorização dos resíduos têxteis e favorecer o desenvolvimento profissional dos nossos funcionários

A médio prazo, estamos enfocados em conseguir uma posição de liderança na Europa, apostando por tendências a nível mundial que harmonizam com os nossos valores, intrínsecos a toda a nossa estrutura empresarial, tais como o cuidado do meio ambiente e a sustentabilidade das nossas atividades, apoiando-nos na qualidade dos nossos produtos e no serviço que prestamos.

Valores da Alcocertex

  • Trabalhar com visão de futuro, de modo sustentável e inovando
  • Trabalho em equipa com confiança e respeito
  • Ética no trabalho, transparência, integridade e honestidade  
  • Compromisso com o meio ambiente
  • Qualidade e melhora contínua 

Na Alcocertex estamos comprometidos com os dez princípios do Pacto Mundial das Nações Unidas (Global Compact) relativos a direitos humanos, meio ambiente, qualidade e práticas laborais e trabalho digno e, por esse motivo, assinámos a nossa adesão em janeiro de 2018. No nosso relatório de progresso de 2019 ampliámos o nosso compromisso aos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS)